Rita Ferro Rodrigues criticou duramente a SIC e colocou um ponto final. A comunicadora revelou os motivos que a levaram a terminar abruptamente a sua colaboração com a estação de Paço de Arcos.
Durante o tempo em que co-apresentava o ‘Companhia das Manhãs’ com Francisco Menezes, ela expressou desconforto com a prática de incentivar as chamadas de valor acrescentado, comparando-a a uma “vampirização” do público.
Esta tarefa, que considerava eticamente questionável, consistia em encorajar os espectadores a participar em concursos telefónicos, algo que a fazia sentir como se estivesse a explorar a boa-fé das pessoas: “Eu odiava fazer aquilo [apelar aos espectadores as chamadas de valor acrescentado]. Fazia-o com honestidade e tentava ser o mais sincera possível com as pessoas, mas imaginava a minha avó em casa a ligar. Para mim, era de uma violência enorme”.
A sua decisão de deixar a SIC reflete um desejo de alinhar a sua carreira com os seus valores pessoais.
Atualmente, Rita Ferro Rodriguesé a cara do canal 11, um projeto da Federação Portuguesa de Futebol, onde continua a sua trajetória profissional.