Cientistas revelam o que acontece com o nosso corpo quando comemos aveia diariamente. O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, por isso ele deve ser saudável e energético.

Uma das melhores opções é a aveia, pois possuiu um elevado nível de proteínas, vitaminas, hidratos de carbono e nutrientes. Na verdade, os cientistas afirmam que consumir o cereal em questão todos os dias pode ter efeitos maravilhosos no nosso corpo. Vê algumas das vantagens abaixo!

Benefícios da aveia

  1. Reduz o colesterol
    As fibras são boas para o estômago e para a nossa flora intestinal. Algumas fibras têm mais benefícios do que outras, como a beta-glucano, presente na aveia, que reduz o nível de colesterol no organismo.
  1. Previne o cancro colorretal
    Estudos realizados por 2 milhões de pessoas mostram que o consumo diário de aveia reduz o risco de cancro colorretal.
  2. Perda de peso
    O Journal of the American College of Nutrition publicou uma pesquisa onde metade dos participantes comia aveia no pequeno almoço, enquanto a outra metade consumia diferentes tipos de cereais nessa refeição. Todos eles ingeriram 363 calorias no pequeno almoço, no entanto, aqueles que comeram aveia perderam mais peso do que os outros participantes.
  3. Dá energia
    A aveia é rica em hidratos de carbono e fornece energia valiosa para o seu corpo. Consome o cereal ligeiramente moído, em vez de em farinha ou papas, de forma a ficar mais saciado. Isso acontece porque as enzimas dos dentes e do trato gastrointestinal funcionam um pouco mais para dissolver o grão.

Para além disso, a aveia possui vitaminas B e E, que ajudam o nosso sistema imunitário!

  1. Previne doenças cardiovasculares
    A aveia é rica em gorduras saudáveis ​​para as células do coração e do sistema circulatório. Estudos da Universidade de Harvard revelaram que as pessoas que comem aveia correm menos riscos de virem a ter doenças cardiovasculares. Para além disso, as mulheres que consomem 2 a 3 porções de aveia por dia têm menos 30% de hipóteses de morrer de ataque cardíaco ou de outras doenças de coração.
  2. Rica em proteína
    A aveia supera todos os outros cereais em termos de equilíbrio de proteínas, ácidos graxos e aminoácidos. Uma porção deste alimento (cerca de 8 colheres de sopa), possui 15% da quantidade diária recomendada de proteína. Um cereal ideal para vegetarianos e veganos!
  1. Facilita a digestão
    Como já deves saber, a fibra é boa para a digestão. A dose diária recomendada de fibra é de 25-35 gramas por dia, e uma porção deste cereal contém 1/5 destes valores. As fibras ajudam no funcionamento dos intestinos e previnem a obstipação, para além de nos fazerem ficar “cheios” por mais tempo.
  2. Boa para a tua pele
    A aveia já está presente em muitos produtos de cuidados da pele, e pode ajudar a melhorar condições inflamatórias. Os pesquisadores dizem que o alimento em questão também é bom para condições de pele como eczema e irritações.
  3. Contém muitos antioxidantes
    Ela contém muitos antioxidantes, que podem ajudar nas inflamações e a baixar a pressão arterial.

Eu já sabia que a aveia era uma óptima escolha para o pequeno almoço, mas não fazia ideia que ela possuía tantos benefícios para o nosso corpo!

Partilha