Pena de prisão para quem não paga a pensão de alimentos dos filhos.

Pena de prisão para quem não paga a pensão de alimentos dos filhos. Todos os dias, pais e mães são presos porque não pagaram a pensão de alimentos para os filhos.

O primeiro ponto que deves ser esclarecido é que a prisão por dívida alimentar é uma prisão civil, e não uma prisão criminal.

A prisão por dívida alimentar não é uma pena como a criminal, mas sim um meio de coerção (pressão) imposta pelo Estado, cujo objetivo é fazer com que aquele que estiver inadimplente cumpra com a sua obrigação de prestar alimentos, estabelecida judicialmente.

Quando poderá ocorrer a prisão?

O pedido de prisão é “medida judicial que serve para a cobrança de até as três últimas parcelas que venceram antes do credor ingressar com o pedido, mais as parcelas que vencerem no decorrer do processo.”Assim, o Juízo poderá decretar a prisão sempre que o executado estiver inadimplente no período mencionado acima e houver pedido nesse sentido formulado pela parte exequente dentro do processo.

Exemplo: João tem que pagar todo dia 10 a pensão de alimentos para a sua filha Joana. Joana não recebe os valores desde Janeiro, e dia 5 de Março resolve entrar com a ação. Nesse caso, Joana poderá pedir a prisão, considerando que João está inadimplente há 2 meses. Cobrará, portanto, os meses de Janeiro e Fevereiro, mais os meses não pagos que se vencerem durante o processo.

Caso Joana estivesse sem receber a pensão desde Janeiro e resolvesse entrar com o processo somente no dia 20 de Abril, ela poderia pedir a prisão de João apenas pelos meses de Fevereiro, Março e Abril. Isso porque, a prisão civil por dívida alimentar é possível até as três últimas parcelas vencidas anteriores ao ajuizamento da ação. O mês de Janeiro deverá ser cobrado através de outro procedimento (clique aqui para entender melhor sobre os procedimentos).

A prisão poderá ser decretada por um período de até 3 (três) meses. Normalmente, o que percebemos é a prisão sendo decretada por 30 dias e, caso o devedor permaneça inadimplente, esse prazo é prorrogado por até 2 meses, totalizando 3 meses de prisão.

O período da prisão também depende do pagamento da dívida alimentar, tendo em vista que o devedor de alimentos será solto assim que comprovar em juízo que efetuou o pagamento do débito.

Se eu cumprir o período de prisão eu deixo de dever o valor cobrado?

Não! O tempo de prisão não isenta o devedor de alimentos do pagamento dos meses atrasados. A dívida alimentar existirá até que seja quitada. A prisão é apenas uma forma de pressionar o devedor para que pague a quantia devida.

Ressaltamos que o devedor de alimentos não poderá ser preso mais de uma vez pela mesma dívida. Ou seja, se ele ficou 2 meses presos por parcelas vencidas de Janeiro a Março, ele não poderá ser preso novamente pelo inadimplemento dessas parcelas. No entanto, o valor continuará sendo devido e poderá ser cobrado por outros meios, inclusive por meio de uma ação de execução pela constrição patrimonial (penhora de bens).

Por tal motivo, caso não haja cela especial para o cumprimento da medida, tal fato deverá ser informado nos autos de execução de alimentos, para que o caso seja reavaliado a fim de se encontrar a melhor solução.

Existe alguma alternativa para evitar a prisão?

A primeira alternativa é: PAGAR A DÍVIDA ALIMENTAR. Assim que o pagamento for efetuado, o advogado da parte executada poderá pedir no processo o recolhimento do mandado de prisão expedido ou a expedição de alvará de soltura (documento que autoriza a saída da prisão), a ser expedido pelo Juiz.

A segunda alternativa é comprovar a necessidade de trabalhar, pois a pessoa não conseguirá pagar o débito alimentar se estiver presa. Nessas situações, o uso de pulseira electrónica poderá ser uma alternativa e a pessoa poderá se deslocar da casa para o trabalho.

Devemos lembrar, contudo, que o uso de pulseira é medida alternativa, e que a pessoa não terá livre locomoção. O Juiz estabelecerá os horários e a área em que a ela poderá circular. Caso haja descumprimento das regras, o devedor de alimentos seguirá para o presídio a fim de cumprir o regime fechado.

Em relação ao pagamento de alimentos, devemos relembrar que, sempre que o alimentante estiver a passar por dificuldades financeiras e não conseguir cumprir a obrigação alimentar, ele poderá informar tal circunstância ao Juízo por meio de uma ação revisional de alimentos, a fim de regularizar a sua situação e impedir que seja decretada sua prisão civil em um futuro processo de execução.

Nada impede, também, que a questão envolvendo o débito alimentar seja resolvida por meio da realização de um acordo entre as partes, considerando a quitação do débito em parcelas, somadas ao valor mensal da pensão, até a integral quitação daquela dívida. Reforçamos sempre que, manter um bom diálogo e buscar a conciliação, são os melhores caminhos para resolver os conflitos existentes.

Artigos Relacionados

Benfica alimenta esperanças de contratar José Mourinho para a próxima temporada.

O Benfica alimenta esperanças de contratar José Mourinho para a próxima temporada. As especulações sobre o futuro do banco técnico do Benfica aquecem o...

Pedro Bianchi Prata comenta após completar mais uma prova: “Esta foi a primeira corrida que o Vicente veio assistir.”

Pedro Bianchi Prata comentou após completar mais uma prova: "Esta foi a primeira corrida que o Vicente veio assistir". Numa emocionante jornada de velocidade...

Mãe de MC Daniel fica indignada com o tratamento recebido num restaurante em Portugal.

A mãe de MC Daniel ficou indignada com o tratamento recebido num restaurante em Portugal. Recentemente, um vídeo partilhado pelo artista brasileiro MC Daniel...

Últimos Artigos

Benfica alimenta esperanças de contratar José Mourinho para a próxima temporada.

O Benfica alimenta esperanças de contratar José Mourinho para a próxima temporada. As especulações...

Pedro Bianchi Prata comenta após completar mais uma prova: “Esta foi a primeira corrida que o Vicente veio assistir.”

Pedro Bianchi Prata comentou após completar mais uma prova: "Esta foi a primeira corrida...

Mãe de MC Daniel fica indignada com o tratamento recebido num restaurante em Portugal.

A mãe de MC Daniel ficou indignada com o tratamento recebido num restaurante em...

Francisco Monteiro prega partida Márcia Soares.

Francisco Monteiro pregou uma partida a Márcia Soares. A magia dos bastidores do "Big...