Os caracóis podem conter um parasita fatal para as pessoas. Se gostas de caracóis, é bom que tenhas cuidado onde os vais comer. A bactéria pode ser contraída pelos humanos através da ingestão de caracóis e caranguejos, se estes foram mal cozinhados.

Segundo um estudo divulgado no The American Journal of Troupical Medicine and Hygiene, o parasita denomina-sea-se “Angiostrongylus Cantonensis”, e vive nos pulmões dos ratos.

Se for ingerido por seres humanos através de caracóis ou de caranguejos, pode mesmo levar à morte, ainda que até ao momento não haja registos de casos de infeção em Portugal.

O estudo indica que em todo o mundo há cerca de três mil registos de contaminação pelo parasita.

Na pior das circunstâncias, quando o parasita é ingerido, aloja-se no cérebro, infectando o sistema nervoso central e causando inflamação cerebral, meningite eosinofílica, paralisia e até mesmo a morte.

FONTESOL

Partilha