Papa anuncia irmã Lúcia venerável. Papa Francisco assinou um decreto nesta quinta-feira declarando venerável a vidente de Fátima, irmã Lúcia.
Essa decisão marca o fim da parte burocrática do processo de canonização da irmã Lúcia, que teve início em 2008, após uma reunião com o prefeito do dicastério para as Causas dos Santos.
O então cardeal Saraiva Martins, responsável pela Congregação para as Causas dos Santos na época, solicitou ao Papa Bento XVIque antecipasse em dois anos o início da fase diocesana do processo de canonização da irmã Lúcia.
Após 15 anos, a vidente de Fátima é declarada venerável. Agora, resta a confirmação de um milagre para que ela possa ser beatificada e a confirmação de um segundo milagre para ser canonizada (declarada santa).
Com este novo passo rumo à santidade, a venerável Lúcia é reconhecida pela Igreja por sua prática heroica das virtudes e autenticidade de seu caminho espiritual. Sua presença é cada vez mais sentida e vivenciada por muitos como uma presença amiga e poderosa intercessora junto a Deus.
A Causa agora aguarda a aprovação de um milagre, que levará à beatificação da irmã Lúcia, e outro milagre que levará à sua canonização. Aqueles que são tocados pela luz de Jesus refletida em sua vida são convidados a recorrer a ela com fé e confiança, na esperança de que Deus conceda o tão desejado milagre.