Padre Ricardo Esteves faz reflexão e agradece: “Obrigado a todos os pais que o são de verdade”

Padre Ricardo Esteves faz reflexão e agradece: “Obrigado a todos os pais que o são de verdade”. Lê, a seguir, na íntegra o que ele escreveu:

Devemos entender isto: um filho não é um presente, não é um companheiro atribuído para um irmão, não é um neto que os avós pedem com insistência.

Um filho não vem para cumprir e realizar o que tu terias gostado de fazer ou ser, e não foste ou fizeste. Um filho não vem para dar sentido á tua vida. Pois, se a tua vida faz sentido, então, deixa que um filho faça parte dela. Um filho ou filha é a sua própria vida.

Um filho não é nem pode ser uma substituição de nenhum projecto incompleto, nem de uma pessoa perdida. Não é o salva vidas de nenhuma pessoa, nem de nenhum casal. Um filho não vem completar nem encher de nada.

Porque um filho não é um acompanhante, nem um tapa buracos, nem um messias. Um filho não deve nascer de um capricho ou de um mero desejo, mas de um amor. Um filho ou filha, é desde o começo um outro ser, uma outra pessoa, que vem viver a sua própria vida. Um filho chega ao mundo com a sua própria impressão, com o selo de Deus, com o seu temperamento, com a sua garra de ser.

Devem os pais acompanhar e educar os filhos e ajudá-los a descobrirem-se a eles próprios, a expressarem-se com liberdade, a elegerem quem querem ser e o que fazer.

Deves aceitar desde o início, que um filho não pode corresponder ao teu ideal, ele terá os dele, nem pode ser o teu reflexo, ou os teus interesses.

Deves sim, tomá-lo nos braços, cuidar, e dar-lhe a mão, mas dar-lhe também distância necessária para que se anime a caminhar, a explorar o mundo. E, ainda que te doa vê-lo distanciar-se para seguir a sua vida, espera-o sempre em tua casa, porque se regressa, encontre o teu abraço, sem censura, sem culpas.

“Obrigado a todos os pais que o são de verdade”

Eu sei que nós filhos, somos muitas vezes ingratos, mas mesmo assim, nós sabemos que o amor dos nossos pais é como o amor de Deus, ás vezes, infelizmente, só o reconhecemos tarde demais. Obrigado a todos os pais que o são de verdade. Um dia muito feliz para todos com Deus no coração🙏🍀❤️”, concluiu o Padre Ricardo Esteves.

Artigos Relacionados

Big Brother: Catarina Miranda não se reaproxima dos ex-colegas.

Big Brother: Catarina Miranda não se reaproxima dos ex-colegas. Numa entrevista recente com a TVI, Catarina Miranda partilhou atualizações sobre sua vida pessoal e...

Cláudio Ramos volta a arrasar Miguel Vicente: “Anunciada a namorada…”

Cláudio Ramos voltou a arrasar Miguel Vicente, conhecido por ter vencido o Big Brother 2022. Ele tem sido o centro das atenções após confirmar que...

Luísa Castel-Branco não tem dúvidas: “vou gastar dinheiro com o André”

Luísa Castel-Branco não tem dúvidas: “vou gastar dinheiro com o André”. A comentadora expressou abertamente a sua frustração com a eliminação de Carolina Nunes,...

Últimos Artigos

Big Brother: Catarina Miranda não se reaproxima dos ex-colegas.

Big Brother: Catarina Miranda não se reaproxima dos ex-colegas. Numa entrevista recente com a...

Cláudio Ramos volta a arrasar Miguel Vicente: “Anunciada a namorada…”

Cláudio Ramos voltou a arrasar Miguel Vicente, conhecido por ter vencido o Big Brother...

Luísa Castel-Branco não tem dúvidas: “vou gastar dinheiro com o André”

Luísa Castel-Branco não tem dúvidas: “vou gastar dinheiro com o André”. A comentadora expressou...

Noélia Pereira revela o seu favorito no Big Brother: “Sem medos e muito frontal”

Noélia Pereira revelou o seu favorito no Big Brother. No último episódio do 'Big...