Um estudo revelou que tomar banho quente pode ser uma óptima forma de queimar calorias. A pesquisa realizada pelas universidades de Loughborough e Leicester afirmam que tomar banho quente em uma banheira, queima em média 126 calorias por hora, mais do que uma caminhada de 20 minutos.

Isso acontece porque o aquecimento passivo do corpo, aumenta a queima de calorias concluindo os pesquisadores que durante uma hora no banho quente, o corpo reduz mais os níveis de glicose no sangue do que no ciclismo por exemplo.

Para realização do estudo, 10 pessoas foram acompanhadas durante um dia e submetidas a banhos de banheira a 40°C, e tiveram açúcar e gordura corporal monitoradas.

As conclusões, publicadas em janeiro no “Journal of Applied Physiology”, revelam que basta ficar imerso numa banheira com água a 39 graus, durante uma hora. O teste foi feito com pessoas acima do peso ideal.

As mesmas pessoas foram monitorizadas enquanto praticavam exercícios físicos em um dia diferente, em uma intensidade que aumentava a temperatura corporal em 1 ° C, para corresponder à sessão de banho.

O estudo concluiu que o calor pode elevar a queima de calorias e ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue depois da alimentação contribuindo assim para o controle do peso e na saúde de pacientes com diabetes tipo 2.