Nova aposta de Daniel Oliveira, ‘Casados no Paraíso’, está a ser um “fracasso”. O novo programa da SIC promete juntar desconhecidos numa ilha paradisíaca e fazer nascer o amor.
Segundo os dados da audiência, Casados no Paraíso não tem conseguido cativar os telespectadores. Desde a estreia, a 3 de setembro, o programa perdeu quase 100 mil espectadores, registando uma média de 724 mil. Um resultado muito aquém das expectativas da SIC, que apostou forte neste formato na rentrée.
Os concorrentes escolhidos não têm carisma nem química uns com os outros. São pessoas que se casam sem se conhecerem, mas que depois não mostram qualquer vontade de se envolverem ou de se conhecerem melhor. Passam o tempo a reclamar, a criticar e a dormir em camas separadas. Não há romance, não há paixão, não há diversão.
Em segundo lugar, os concorrentes ficam confinados às suas cabanas ou à piscina do resort. Não exploram a ilha, não fazem atividades, não interagem com a cultura local. Não há aventura, não há surpresa, não há emoção.
Em terceiro lugar, a narrativa. Casados no Paraíso é um programa que se baseia na premissa de que o amor pode surgir entre estranhos. Mas para isso acontecer, é preciso que haja alguma história, algum conflito, algum drama. Ora, em Casados no Paraíso não há nada disso. Os concorrentes são apáticos, monótonos e previsíveis. Não há tensão, não há reviravoltas, não há suspense.
Por fim, a promoção. Casados no Paraíso é um programa que tem potencial para ser um sucesso, mas que precisa de ser bem divulgado e apoiado pela SIC. No entanto, parece que a estação não apostou na sua comunicação nem na sua integração com outros programas da casa. Não há teasers, não há entrevistas, não há comentários. Não há buzz, não há curiosidade, não há fidelização.
Casados no Paraíso é, assim, um programa que falha em vários aspetos e que não consegue cumprir a sua promessa de entreter e emocionar os telespectadores. É uma pena, porque a ideia é boa e poderia dar origem a um reality show diferente e inovador. Mas para isso acontecer, seria preciso mudar muita coisa em Casados no Paraíso.