É mentira que gatos não amam os seus donos: eles gostam até mais do que comida! O mito propagado há décadas ainda é levado a sério por muita gente, mas um estudo científico sobre comportamento animal comprovou o que todas as pessoas que têm um felino sabem por experiência própria: gatos amam, sim, os seus donos.

Ciência comprova: gatos amam os seus donos

De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Oregon, EUA, os gatos preferem a companhia de humanos a comida ou brinquedos. Os detalhes do trabalho dos departamentos de psicologia e de ciências animais da instituição foram publicados pelo Behavioral Processes.

Para chegar à conclusão, os estudiosos analisaram a reação de 50 gatos a quatro diferentes tipos de estímulo: comida, brinquedos, cheiros e humanos. Os felinos foram isolados por algumas horas e, em seguida, colocados em uma gaiola para escolherem uma das quatro opções.

O resultado foi claro: na metade dos casos, os gatos preferiam o humano, enquanto a comida foi escolhida por 37% dos animais. Segundo os estudiosos, apesar de existir uma variabilidade individual na preferência dos felinos, a interação social com os humanos é comprovadamente a categoria de estímulo preferida.