Japoneses são punidos por sair do trabalho 2 minutos mais cedo.

Japoneses são punidos por sair do trabalho 2 minutos mais cedo. O Conselho Municipal de Educação de Funabashi em Chiba, Japão, notificou funcionários públicos que estavam a sair 2 minutos mais cedo do serviço, realizando cortes salariais proporcionais à acumulação de horas não trabalhadas. Segundo os profissionais entrevistados, a escapada do escritório ocorria para que pudessem chegar mais cedo em casa, visto que teriam que esperar 30 minutos para o autocarro seguinte.

De acordo com um comunicado emitido pelo conselho, houve cerca de 316 saídas precoces entre maio de 2019 a janeiro de 2021, e boa parte delas estava relacionada a uma líder dos infratores, a encarregada do gerenciamento de atendimento, que conseguiu reunir outros seis membros do departamento de aprendizagem para que fossem cúmplices da transgressão.

A responsável pelo motim passou anos a defraudar os cartões de ponto, que deveriam registrar horas de saída a partir das 17h15. Porém, os funcionários envolvidos no caso saíam constantemente 2 minutos mais cedo para não ter que ficar à espera do autocarro das 17h47 e acabarem chegando meia hora “atrasados” nas suas respectivas casas.

De todos os infratores, apenas a líder recebeu um severo corte salarial, que foi corrigido para compensar o período acumulado de tempo não trabalhado pela mesma, resultando em um desconto de 137.000 ienes por um período de três meses. Quanto ao restante dos participantes, todos receberam advertências por escrito.

O caso da punição acabou por chamar a atenção da comunidade local, que curiosamente apoiou os infratores e teceu críticas sobre o sistema de trabalho do conselho, especialmente em relação à utilização de livros de ponto, considerado um mecanismo erudito de controle de horário.

“Quantas empresas pagam corretamente por minuto? Se fosse esse o caso, então a equipa que trabalha um minuto extra deveria ser paga por isso”, comentou um dos entrevistados, em relato postado no jornal Sankei. “Seria bom se, quando descobrissem sobre o horário dos autocarros, pudessem fazer algum acordo flexível para os funcionários começarem a trabalhar um pouco mais cedo”, afirmou outro popular.

Artigos Relacionados

Inês Simões critica João Oliveira: “Ressabiado”

Inês Simões criticou João Oliveira. O concorrente João Oliveira e Catarina Miranda gerou uma onda de reações nas redes sociais. O participante do "Big...

Primeira participante não-Binária do ‘Big Brother’, era um homem muito atraente.

A primeira Participante Não-Binária do 'Big Brother', era um homem muito atraente. Jacques Costa marcou a história do 'Big Brother' em Portugal. Ela desafiou as...

João Oliveira critica Catarina Miranda: ‘Marionete, não a vejo como ser humano´

João Oliveira criticou Catarina Miranda: 'Marionete, não a vejo como ser humano´. Após ser duramente criticada por Nelson Fernandes e Catarina Sampaio, Catarina Miranda...

Últimos Artigos

Inês Simões critica João Oliveira: “Ressabiado”

Inês Simões criticou João Oliveira. O concorrente João Oliveira e Catarina Miranda gerou uma...

Primeira participante não-Binária do ‘Big Brother’, era um homem muito atraente.

A primeira Participante Não-Binária do 'Big Brother', era um homem muito atraente. Jacques Costa...

João Oliveira critica Catarina Miranda: ‘Marionete, não a vejo como ser humano´

João Oliveira criticou Catarina Miranda: 'Marionete, não a vejo como ser humano´. Após ser...

Sérgio Conceição acusado de ‘agressão’ a árbitro em Espanha.

Sérgio Conceição foi acusado de 'agressão' a árbitro em Espanha. Um vídeo capturou o...