A falta da mãe é a maior ausência que experimentamos, em qualquer idade. Pode haver milhares de pessoas na nossa vida, mas nenhuma ocupará o lugar da nossa mãe, é por isso que a sua perda deixa o maior vazio em nosso coração.

De todas as ausências e saudades que experimentamos, certamente a da mãe é a maior e mais dolorida, porque ela é o nosso primeiro elo com o mundo, a pessoa que nos mostra o verdadeiro significado de amor.

A mãe é aquela pessoa que nunca sai do nosso lado, que assume um compromisso com a nossa felicidade desde o dia em que nascemos e que todos os dias nos ajuda a nos tornar uma versão melhor de nós mesmos, que sabe o que quer da vida e conquista os seus objetivos com integridade e responsabilidade.

Não é fácil nos despedirmos das nossas mães. Ao perdê-las, perdemos nossas melhores guias e mestras, pessoas responsáveis por nos tornar quem somos hoje, nosso principal apoio e fonte de amor.

Ao perdê-las, dizemos “adeus” a todos os planos que fizemos com elas e a todos os momentos futuros em que gostaríamos de tê-las ao nosso lado. Ao perdê-las, também perdemos um pouco de quem nós somos.

É certo que todas as lições que nos ensinaram continuarão nos ajudando a viver da melhor maneira, mas é muito doloroso saber que teremos de nos contentar apenas com o que ficou.

A ausência da mãe não se dá apenas no nível físico, mas também no espiritual. Não importa a nossa idade ou há quanto tempo vivemos sem sua companhia, elas continuam sendo a nossa maior perda, porque não foram criadas para ser partes de uma fase, mas de nossa jornada completa.

Sentimos falta das suas palavras de sabedoria, do seu carinho, da sua aceitação incondicional e do seu amor sem precedentes. Sentimos falta da orientação emocional que ela nos oferecia e de todas as vezes em que nos ajudou a ver o nosso verdadeiro valor e não aceitar menos do que merecíamos.

As nossas mães são incomparáveis. Nenhum relacionamento pode ser tão poderoso quanto o que temos com ela. Pode haver milhares de pessoas na nossa vida, mas nenhuma ocupará o lugar da nossa mãe, é por isso que a sua perda deixa o maior vazio no nosso coração.

Nunca sabemos quando será o nosso último dia com a nossa mãe, por isso devemos fazer de cada momento ao seu lado uma lembrança especial, para que quando ela não estiver mais aqui, nossa saudade venha acompanhada da certeza de que fizemos o nosso melhor para retribuir todo o amor que ela sempre nos ofereceu.

A falta da mãe é a maior ausência que experimentamos em qualquer idade, mas um relacionamento feliz e saudável com ela nos permite sentir a sua falta em paz.