Como ajudar o teu filho a deixar as fraldas em apenas uma semana.

Há formas simples de ajudar o teu filho a deixar as fraldas em apenas uma semana. Podes ver a seguir algumas delas e colocá-las já em prática.

Tempo na casa de banho

Quando perceberes que é o momento certo para o teu pequeno começar a controlar a vontade de fazer xixi ou cocó, gasta o tempo que tens em casa para fazer as chamadas sessões. O que isso significa?

Que enquanto o teu filho estiver em casa, deixa-o fazer tudo normalmente, mas a cada quinze minutos, tenta colocar o pequeno no bacio ou sentado no penico. No fim de cada sessão, coloca a fralda normalmente. No terceiro dia, a sessão deve durar o dia todo.

Deixa a criança sem roupa

Outra dica é deixar que o teu filho ande pela casa sem roupa ou apenas com uma camisa. Quando ele perceber que não tem uma fralda para fazer as necessidades, vai logo procurar um espaço para isso. Esta é a hora de mostrar a ele que  casa de banho é o lugar certo.

Recompensa a cada conquista

Doces e lembranças são boas recompensas para essas pequenas conquistas. A partir disso, podes aumentar o incentivo, oferecendo um brinquedo ou passeio para conquistas maiores, como passar um dia inteiro sem fraldas.

Vibra com as vitórias

Quando o teu filho acerta e vai direto para a casa de banho não te esqueças de aplaudir e demonstrar carinho – com um beijo ou abraço. Também podes deixá-lo fazer telefonemas para os avós ou tios para falar sobre o feito: quanto mais as pessoas vibrarem com isso, melhor.

Informa a escola

Se o teu filho frequenta a escola, é importante que  fales com os professores e avises que ele está a deixar as fraldas. Se preferires, também podes pedir para ir à casa de banho com o teu filho, para a criança se acostumar com a situação e perder o medo dessa nova área dentro da instituição.

Mostra como se faz

As crianças são muito visuais, então o ideal é que elas aprendam a fazer coisas com alguém do mesmo sexo que possa explicá-las. Se és uma mãe solteira e tens um filho do sexo masculino, procura o avô, um tio ou qualquer outro homem que esteja disposto a ajudar a criança nesta transição.

Coisas para viajar

Vais precisar de uma série de coisas nessa nova fase, como roupas íntimas, mudas de roupas para trocas, papel higiénico para limpar e, claro, um penico portátil. Se a criança está a aprender, precisa ter tudo à sua disposição para fazê-lo.

Limita as bebidas antes de dormir

A recomendação é não oferecer nada de beber ao teu filho pelo menos uma hora antes de dormir. Desta forma, vais ajudá-lo a ficar sequinho a noite toda. Para ele não sentir fome, vale servir o jantar um pouco mais tarde e evitar comer aquele lanchinho antes de ir para a cama.

Lê livros relacionados ao tema

Há muitos livros relacionados ao tema do desfralde, tanto para os pais que estão a tentar ajudar as crianças nessa mudança, quanto para os próprios pequenos, com ilustrações e histórias de incentivo.

Artigos Relacionados

Daniela Ventura é duramente criticada pelos internautas: ‘Absolutamente insuportável’.

Daniela Ventura é duramente criticada pelos internautas: 'Absolutamente insuportável'. A participação da jovem tem sido uma jornada de altos e baixos, especialmente com David...

Francisco Monteiro e irmão João Monteiro revelam um lado nunca antes visto.

Francisco Monteiro e irmão João Monteiro revelaram um lado nunca antes visto. O comentador de 29 anos do 'Big Brother', tem cativado os fãs...

Catarina Miranda critica Francisco Monteiro: ‘Ele é uma pessoa muito mal resolvida’

Catarina Miranda criticou Francisco Monteiro: 'Ele é uma pessoa muito mal resolvida'. Após a sua saída do "Big Brother 2024", ela expressou descontentamento em...

Últimos Artigos

Daniela Ventura é duramente criticada pelos internautas: ‘Absolutamente insuportável’.

Daniela Ventura é duramente criticada pelos internautas: 'Absolutamente insuportável'. A participação da jovem tem...

Francisco Monteiro e irmão João Monteiro revelam um lado nunca antes visto.

Francisco Monteiro e irmão João Monteiro revelaram um lado nunca antes visto. O comentador...

Catarina Miranda critica Francisco Monteiro: ‘Ele é uma pessoa muito mal resolvida’

Catarina Miranda criticou Francisco Monteiro: 'Ele é uma pessoa muito mal resolvida'. Após a...

Catarina Miranda confirmada como concorrente do Dilema da TVI.

Catarina Miranda foi confirmada como concorrente do Dilema. A TVI prepara-se para lançar um...