Existem 5 curiosidades sobre a melancia que provavelmente não sabes. Um fruto com alto teor de água, doce e rica em minerais, a melancia se torna um dos alimentos mais consumidos em dias ensolarados, principalmente como sumo.

O seu potencial nutricional vai muito além da sua fama “diurética”, muito usada para expelir o liquido retido pelo organismo.

Confere os cinco benefícios adquiridos ao consumir melancia:

Proteção à pele

A fruta atua como protetor solar, pois age contra os radicais livres. A sua quantidade em vitamina C e as suas características antioxidantes previnem inúmeros problemas de pele, inclusive ajudando a retardar o envelhecimento.

Prevenção a problemas renais

A fruta contém potássio e, por isso, pode reduzir as impurezas do rim. É libertado ácido úrico, o que diminui o desenvolvimento de cálculos renais.

Emagrecimento

Fonte natural de vitamina C, a melancia também traz cálcio, ferro, magnésio, zinco e potássio. A sua função emagrecedora deve-se à baixa caloria oferecida (cerca de 30 calorias a cada 100 gramas).

Prevenção da irregularidade da tensão arterial

Contém magnésio e potássio na melancia – elementos fundamentais na redução da pressão sanguínea, prevenindo o endurecimento das paredes arteriais.

Prevenção ao cancro

Pela sua quantidade de água, a fruta auxilia na hidratação do corpo, equilibra o nível de água no organismo e diminui tonturas decorrentes. Rica em licopeno, o fruto torna-se um eficaz antioxidante no combate ao cancro, pois interrompe o desenvolvimento das células cancerígenas.

Partilha