É possível cancelar uma transferência bancária! Quando digitares o IBAN, tem muita atenção para não te enganares.
Hoje em dia, os métodos mais comuns para se fazer uma transferência bancária são:
- No multibanco
- Pela internet
- Ao balcão
Tem especial atenção às transferências feitas no balcão, porque são as que têm os custos mais elevados. Ao contrário deste método, pelo multibanco ou através do homebanking este procedimento é quase sempre gratuito, pagando apenas uma taxa quando envias dinheiro para um banco diferente do seu.
Para cancelar uma transferência bancária em que tenhas dado pelo erro no exacto momento em que dás a ordem, deves contactar o teu banco de imediato. Como a transferência não é automática, porque as ordens são enviadas em lotes, pode ser que consigas que a tua ordem não siga, se falares com o banco a tempo.
CANCELAR UMA TRANSFERÊNCIA ERRADA SE NÃO DERES PELO ENGANO
Neste caso, pode ser mais complicado. Aqui, não se trata de saber como cancelar uma transferência bancária, porque não existe cancelamento. O que existe é uma devolução do dinheiro enviado erradamente.
É preciso entrar em contacto com o banco que, por sua vez, entrará em contacto com o destinatário ou o banco do mesmo, caso seja outro. E aí tudo depende da boa vontade da pessoa ou entidade que tenha recebido o dinheiro. Por norma, as pessoas ou entidades devolvem o dinheiro, mas podem recusar-se.
Se a pessoa que recebeu o dinheiro por engano se recusar a devolvê-lo, a alternativa é recorrer à via judicial. É um processo moroso e com custos, mas o mais provável é que o tribunal devolva o dinheiro. O destinatário é obrigado a justificar de onde vem o dinheiro e como não o saberá fazer, é quase certo que consigas recuperar o que é teu.