“Cada um é responsável pela sua vida”, afirma o Padre Ricardo Esteves nas suas redes sociais, nomeadamente no Instagram.

A seguir, lê a reflexão na íntegra:

Sabes, às vezes demoramos muito tempo a perceber que cada um é responsável pela sua vida. Às vezes demoras muito a perceber que a tua angústia, a tua mortificação, a tua depressão, a tua coragem, as tuas insónias, e o teu stress, não resolvem os problemas dos outros a quem te dedicas e te sobrecarregam. Por isso, entende que tu não és responsável pelas ações dos outros, mas sim, és responsável pelas reações que expressas diante dessas ações”, começou por afirmar.

E continuou: “Independentemente do que sejas, não deixes de ajudar os outros que estão contigo, mas não deixes que te usem com os seus problemas, vontades, desejos e caprichos. Tens de entender que o teu principal dever é para contigo mesmo, é manter a calma e deixar que cada um viva a sua vida e resolva o que lhe cabe.”

Ele acrescentou ainda: “Ninguém é suficientemente bom para julgar os maus; humilde para julgar os orgulhosos; sábio para julgar os ignorantes; justo para julgar os injustos; forte para julgar os fracos; puro para julgar os pecadores. Na verdade, ninguém é suficientemente perfeito para exigir dos outros o que ainda não resolveu dentro de si mesmo. Recorda que Jesus, que sendo suficientemente bom, justo, sábio e perfeito, não nos julga, mas ama-nos a todos nós, que ainda odiamos, perseguimos, invejamos. Por isso, hoje agradeço a Deus, por continuar a ser tão misericordioso comigo.”

O Padre Ricardo Esteves termina afirmando que: “Por mais que eu seja pecador, o Seu amor jamais faltará. Pois, Deus é abrigo na tempestade, força nos momentos de aflição e, em tudo e sempre, companheiro de viagem. Um dia muito feliz para todos com Deus no coração🙏🍀❤️“, conclui.