A base da vida não é o amor, mas o respeito, porque só existe amor onde existe respeito.
Ninguém ama sem respeitar. Amar sem respeitar não é amar. É desrespeito. É abuso. É interesse. É tudo, menos o que se deseja.
Acredito cada vez mais que nada de significativo acontece na vida de cada um, sem que exista respeito, sobretudo por si mesmo. Permitir o desrespeito é não se amar. É fazer com que a nossa vida seja aquilo que os outros permitam que seja.
Não existe liberdade onde não existe respeito. Ninguém ama sem ser livre.
Se não existe liberdade, o amor é uma tentativa para parecer amor no meio de todos os entraves à tua livre expressão. Amar sem ser livre é uma utopia. Não existe. É uma ilusão que nos alimenta na falta do verdadeiro amor.
Se estás num emprego de que não gostas, onde faesz tudo contrariado e apenas pelo dinheiro no fim do mês, está desrespeitando a ti mesmo e a provocar o teu próprio sofrimento e frustração. Logo, não existe amor por ti nem pelo que fazes.
Se estás numa relação em que não há respeito, ou que permites o desrespeito pela outra pessoa, a verdade é que não existe amor.
A falta de respeito é uma evidência da ausência de amor.
Se estás numa situação qualquer em que não te sentes respeitado, nada de significativo acontece a não ser que te faças respeitar. As aprendizagens pelo desrespeito são sempre as mais duras e difíceis.
O desrespeito aprisiona quem é vítima dele. Se não se conseguir sair, tal desrespeito vai condicionar toda a tua vida, porque não consegues ser livre para ser tu mesmo.
Sem respeito não existe liberdade nem amor próprio.
Sem respeito, existe vitimização. Sem respeito, existe apenas sobrevivência. Sem respeito, existe carência em demasia.
Sem respeito, existe mentira, esforço, controle, apego, medo da mudança, infelicidade, falta de alegria e sorrisos, e existe ingratidão, porque tudo parece estar contra nós.
Para que exista amor na tua vida e amor por ti próprio, respeita a ti mesmo, acima de qualquer pessoa, respeita a tua vida e sê grato, porque só através da gratidão vais conseguir respeitar a tua vida mais do que a dos outros.
O respeito é a base de tudo. Não o respeito ganho através do medo. Apenas o respeito feito para chegar ao amor. Só esse e mais nenhum.
Por isso, respeita-te e não permitas ser desrespeitado. Transforma-te na pessoa mais respeitada por ti mesmo… e serás livre para sempre.