‘Quem na vida não tem nada, normalmente agradece por tudo’, afirma Padre Ricardo Esteves. Lê, a seguir, na íntegra a reflexão do pároco.
“Quem tem tudo, normalmente, reclama por nada. Ser um herói na vida, não é ter poderes sobrenaturais, mas é aguentar o que não corre bem com um sorriso no rosto. Reclamas porque estás a envelhecer? Pois, pára de te lamentar, porque envelhecer é um privilégio negado a muitos”, começa por dizer.
E continua: “Chega de reclamar da vida como se tudo e todos te devessem algo. Lembra-te, apenas, que enquanto tu reclamas da vida, há gente que clama e luta por uma. Não aprendeu a lição da vida, quem não domina o medo de cada dia. Nunca lamentes por teres sido gentil, generoso e verdadeiro com alguém. Isso inclui até os que não sabem retribuir.”
O párocoacrescentou ainda: “Acredita que o que faz a diferença nas nossas vidas, não é o que reclamas de volta, mas o que doamos aos que por nós passaram. Por isso, digo-te, para não viveres de aparências, porque elas mudam; não vivas do passado porque ele não volta mais; não vivas de mentiras porque elas mais tarde ou mais cedo são descobertas”.
O Padre Ricardo Esteves conclui ainda: “Não vivas para os outros, mas por ti com os outros. A vida é demasiado bela para ser perfeita pela diversidade de tanta coisa bonita. Por isso, ama com ardor cada momento, porque mesmo que os repitas, nenhum nunca mais é igual.”