Apenas 1º C nos separa do descontrolo climático, alegam os cientistas num estudo publicado no jornal científico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Eles afirmam que a Terra está a algumas décadas de distância desta catástrofe e alertam que, quando esta marca for alcançada, será criado um estado incontrolável de alterações climáticas suscitado por um mega efeito de estufa à escala planetária.

Isso tornará a habitabilidade do planeta impossível para a espécie humana e para a maioria das espécies existentes e alterará a paisagem global.

Este efeito de estufa estabilizar-se-á numa média global de 4ºC a 5ºC acima dos níveis pré-industriais. Isso levaria a que as faixas do planeta em redor do equador ficassem inabitáveis, com o nível do mar a estar 60 metros mais alto do que hoje.

“Os lugares tornar-se-ão inabitáveis se esse efeito de estufa ainda mais agravado se tornar realidade. Se chegarmos a esse estado, não o poderemos reverter ou retarda-lo”, afirma Johan Rockstrom, um dos autores do estudo.

Mesmo assim, os cientistas acreditam que é possível parar este descontrolo climático. Medidas que provoquem cortes profundos nas emissões de gases de efeito estufa e esforços conjuntos para remover o dióxido de carbono da atmosfera são necessários para evitar um estado a que chamam “Estufa Terrestre”.

FONTESabado
Partilha